Estante Virtual


Números do sucesso absoluto da revolução dos sebos brasileiros:

445 sebos e livreiros virtuais, de 113 cidades, conectados à busca
681 mil livros online, já catalogados
6,9 milhões de livros offline, acessíveis através de busca offline (simplesmente a maior livraria do mundo em língua portuguesa)
1 busca a cada segundo (temos sido chamados de o Google dos Sebos)
50 mil visitantes por dia (1 maracanã de leitores por dia)
50 mil leitores cadastrados (de 1,7 mil cidades brasileiras e do exterior)
70 mil livros já vendidos desde o lançamento (o equivalente ao acervo de 14 sebos inteiros)

Em meados de 2005 eram apenas 12 os sebos com acervos online na internet brasileira: apenas 1% dos sebos existentes no país, exatamente aqueles que haviam tido condições financeiras para desenvolverem seus próprios sites de busca e comércio eletrônico. O investimento não saia por menos de R$ 5.000, então por isso a comunidade de livreiros online era tão restrita.

Às 09:00hs do dia 20 de outubro de 2005 surgia o endereço http://www.estantevirtual.com.br. O projeto: uma estante que abriria as portas da internet para os outros 990 sebos brasileiros, quebrando o monopólio em que apenas uma elite dos sebos tinha seus livros em exposição na internet e permitindo que o acesso virtual dos leitores brasileiros aos livros dos outros 990 sebos não fosse mais mediado pelo poderio econômico de seus livreiros.

Com 24 horas no ar, o portal já havia dobrado, para 24, o número de sebos brasileiros com acervos na internet. E, com pouco mais de 1 ano de atividade, o portal conseguiu simplesmente colocar metade dos sebos brasileiros na internet!.

Com isto, permitindo acesso aos sebos em escala nunca antes vista, estejam eles na cidade em que estiverem, temos contribuído em muito, acreditamos, para a democratização da leitura. Afinal, com livros custando até 1 Real, os livros se tornam acessíveis para todos!

Mas, esperem, não é só. Nossa contribuição vai além disso. A questão é a seguinte. Democratização de qual leitura? Não de qualquer leitura, não de uma leitura viciada pelos best-sellers e pelos últimos lançamentos, como vemos observando no cada vez mais restrito universo de escolha que nos é oferecido nas livrarias convencionais.

Experimente, faça sua busca na Estante Virtual, e você entenderá de que outro universo de livros estamos falando! http://www.estantevirtual.com.br/

Bom, por hora é isto! Aguardamos a sua visita, e boa leitura!
André Garcia Criador / Diretor

Aucun commentaire: